Show MenuHide Menu

19 de maio – Dia Nacional de Doação de Leite Humano: cada ml representa muito na vida de mães e bebês #DoaçãodeLeiteMaterno #DataparaLembrar #MlsqueSalvam

3 de maio de 2016

Nosso Calendário anda bem cheio no que se refere às datas comemorativas. Costuma-se dizer que há dia para tudo atualmente. No meio de tantas datas, uma merece atenção mais que especial: 19 de maio, Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

post 9 imagem arquivo pessoal

Esta data nem sempre é divulgada como deveria e muito menos relacionada a presentes ou comércio, no entanto, as mulheres que doam seu leite merecem todas as homenagens.

 

Uma forma de contribuir para que este gesto de pura doação de amor seja valorizado, apoiado e incentivado é compartilhar informações sobre o 19 de maio nas redes sociais, em casa, no trabalho, na escola e na comunidade. Por isso, resolvemos fazer a nossa parte aqui no Blog e falar sobre a importância da doação do leite humano tanto para os bancos de leite quanto para o futuro aproveitamento desse leite estocado em casa para que as mães possam oferecer a seus filhos, promovendo o “padrão-ouro” da nutrição infantil.

 

Neste cenário, vale lembrar que nós brasileiros (em meio a tantas notícias negativas) temos motivos para nos orgulhar, pois o nosso país, reconhecidamente, tem a maior Rede de Banco de Leite Humano (BLH) do mundo, tendo sido citado como exemplo por várias vezes, uma delas pelo The Guardian, um dos jornais de maior circulação mundial.

 

Em Peruíbe, contamos com o Banco de Leite Humano que funciona à Casa da Mulher e da Criança, onde você pode obter mais informações sobre doação de leite materno.

 

Importante! O leite humano doado para os bancos de leite representa uma melhor chance de sobrevida para os prematuros. Cada 1 ml é importante. Representa, por exemplo, muitas vezes, o volume de leite de uma mamada de um prematuro. Imaginem 100 mls!

 

Estudos comprovam que o leite materno pode ser armazenado por 12 horas na geladeira, 15 dias no congelador (freezer) e até 6 meses se for pasteurizado pelo banco de leite para utilização.

 

A data – A Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, instituiu o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *