19.05.2020 | *Por: Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi (CRM 52381)

Para os Pais – Artigo Especial | 19 DE MAIO: “DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO”

As primeiras comemorações pelo “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” surgiram no ano de 2004 na data de primeiro de outubro. A partir da Lei de Nº 13227, de 12 de dezembro de 2015, oficialmente passamos a comemorar anualmente no dia 19 de maio.

Especialmente neste ano de 2020, um momento de tantas dúvidas e poucas certezas sobre a pandemia do Covid-19, nós sabemos o quanto é necessário e importante para os Bancos de Leite Humano poderem contar com as doadoras para oferecerem este maravilhoso leite humano aos bebês que estão na UTI de nossos hospitais.

Em momento de tantos heróis e heroínas, nós pediatras queremos agradecer as doadoras, que apesar de terem aumentado as suas tarefas com o “FIQUE EM CASA”, reservam um pouco de tempo para colher seu leite e doar para um Banco de Leite Humano.

Todos os Bancos de Leite Humano do Brasil esperam continuar contando com a colaboração de todas as mulheres que se dispõem a doar seu leite excedente e que também continuam a incentivar outras mulheres a se tornarem doadoras. Lembrando sempre que as coletas domiciliares seguem rigorosamente os cuidados de higiene preconizados pela ANVISA e pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Caso queira ser uma doadora, entre em contato com o site da REDE BRASILEIRA DE BANCO DE LEITE HUMANO. Com certeza encontrarão um Banco de Leite de um hospital necessitando da sua doação.

“A MULHER JÁ É MARAVILHA QUANDO AMAMENTA O SEU BEBÊ. TORNA-SE HEROÍNA QUANDO SALVA OUTROS BEBÊS COM A DOAÇÃO DE SEU LEITE” (Leila Freitas da Silveira/ SMA Pará)

* Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi (CRM 52381) é Pediatra e Consultora Internacional em Amamentação.